26.3.08

Butoh Pop


Esta noite saí de casa para encontrar duas amigas constantes, Paula e Dani, para juntas assistirmos à um espetáculo de Butoh com o tradicional bailarino Yukio Waguri, discípulo de Higikata. Fomos esperando assistir algo do clássico oriental, no entanto a surpresa foi grande. Em dupla com a bailarina Noriko Seki, Waguri nos surpreendeu apresentando inovação e descontração em relação a cultura pop de seu país e também das Américas.

Seki é uma bailarina contemporânea e seu duo com Waguri me remeteu ao que pode ser o Japão nos dias de hoje.

Ficamos nós, brasileiros, comemorando o centenário, descendentes ou não, enquanto o Japão que aqui se cultiva já não mais existe, foi desmistificado, materializado e talvez até possa ser vendido em potinho de areia por apenas um real. Mas apenas os japoneses do Japão é quem tem a capacidade de rir sobre sua própria dor. Somente aqueles que sobreviveram à um ataque nuclear sabem oque é o Butoh e por isso podem "brincar" com ele.

Nós, meros latino-americanos, nos contentamos em prestigiá-los e agradece-los, já que o espetáculo foi produzido justamente para esta comemoração.

Um comentário:

Bia disse...

tem que escrever mais!!!está no quase 100!!!!beijooo